A importância do engajamento na cultura organizacional

Se existe uma preocupação na cabeça dos RHs e dos líderes neste momento é: “Como faço para promover e manter o engajamento das nossas equipes?” Acreditamos que esta é uma das tarefas mais difíceis, dependem de tantos fatores que não controlamos, até mesmo manter a própria motivação em alta é uma missão quase impossível.

Mas por que engajamento é tão importante?

Segundo a Gallup (consultoria internacional de dados) o engajamento é fundamental para um bom relacionamento com o local de trabalho. Quando as pessoas estão engajadas e prosperando, elas experimentam significativamente menos estresse, raiva e problemas de saúde. 

Apenas 21% da população ativa profissionalmente estão engajadas em seus trabalhos. (Gallup)

O baixo engajamento custa à economia global cerca de US$ 7,8 trilhões – por isso é tão importante falarmos disso!

Existem dois tipos de engajamento:
Engajamento emocional ❤️
Engajamento mental 🧠

  1. Engajamento emocional

O engajamento emocional é aquele obtido por circunstâncias de alegria e para o atendimento básico das nossas necessidades (sobrevivência, relacionamentos e autoestima).

Por exemplo numa copa do mundo. Você tem algum compromisso e responsabilidade com a copa? Provavelmente não. Mesmo assim você se engaja, pintamos as ruas, investimos em camisetas, bandeiras, TVs, no churrasco para reunir a galera e torcer pelo Brasil. 

É por este tipo de comprometimento emocional que existem as ações de endomarketing. Festas dos aniversariantes do mês, campanhas de incentivos, dias das crianças, arraias, choppinho às quintas e as festas das firmas.

Estas ações são altamente relevantes, pois elas geram pertencimento, mobilização, integração, pertencimento, senso de coletividade, relacionamento, intimidade, afetividade e experiências emocionais, melhoram o clima e ajuda no fortalecimento dos valores e cultura organizacional. Porém, depois que a ação termina, se não houver sustentação e engajamento mental, que falaremos a seguir, o resultado tende a se dispersar com o passar do tempo.

Funcionários desmotivados podem ser 125% menos produtivos do que aqueles que se sentem engajados. (Bain & Company)

Engajamento emocional = baixo compromisso mental + visão de curto prazo + baixo/médio/alto  impacto (dependendo do apelo emocional da ação).

2. Engajamento mental

Engajamento mental é alcançado quando a ação gera alinhamento com os nossos valores e propósito de vida, quando nos identificamos emocionalmente e mentalmente com a causa, motivando o recrutamento de várias funções cognitivas, tais como:

Atenção e o foco;
Raciocínio lógico;
Tomada de decisão;
Memória e aprendizado;
Criatividade.

É agir com o corpo e com alma! Quando isso acontece, nosso nível de superação e resiliência nos tornam capazes de vencer todos os desafios e barreiras. Deixamos de dormir, comer e não vemos o tempo passar. O corpo pode cansar mas a mente não desliga, você dorme mas o seu cérebro continua na busca de respostas.

Engajamento mental = emoção + alto compromisso + visão de longo prazo + alto  impacto.

Segue aqui algumas práticas que poderão ajudar a sua organização para cultivar genuinamente uma cultura de engajamento mental:

  1. Transparência e ética nas informações.
  2. Política salarial e bonificação justas.
  3. Liderança humanizada, corajosa e estratégica.
  4. Gestão descentralizada: ter autonomia com responsabilização.
  5. Envolvimento e reconhecimento na gestão de projetos.
  6. Investimento em desenvolvimento.

Agora que você sabe a diferença entre engajamento mental e emocional, poderá compreender porque não conquista o engajamento mental das pessoas mesmo depois daquela ação incrível mas quando na verdade só emocionou mas não “engajou” os talentos da empresa.

Analise com cuidado suas necessidades e elabore um planejamento e investimento mais consciente nas ações!